Guia de sobrevivência cultural: o zine da CiAO!

*Texto escrito por Patrícia Guedes

IMG_7102.jpg

Em agosto de 2020 iniciamos uma nova ação na CiAO. Quem curte rolês culturais já deve ter visto que a gente também curte e incentiva esses eventos pelas cidades onde estamos.

A pandemia começou e isolou cada um de nós em nossas casas. Felizmente e com muito esforço e dedicação das nossas equipes, conseguimos seguir entregando nossas redondas, alimentando o corpo dos apaixonados por pizza napoletana. Mas ficamos distantes do clima legal de receber a galera nas “nossas casas” e também, órfãos daqueles eventos que a gente tanto curtia. 

Pensando nisso, criamos um guia singelo (mas cheio de boas intenções) com produções culturais que passamos a entregar junto com a pizza. Dessa forma a gente cumpre dois papeis: cria um clima legal na sua casa e também apoia esse time que sempre nos inspirou, afinal, músicos, atores, DJ's, ilustradores e tantas outras pessoas envolvidas nos processos de produção cultural estão na lista dos profissionais mais afetados pelo cenário atual. Enquanto a maioria precisou adaptar suas rotinas e aprender a conviver com o distanciamento social, muitos artistas perderam sua fonte de renda. Afinal, uma profissão que vive da aglomeração de pessoas (em shows, peças de teatro, exposições de arte, performances e festas) não tem como sobreviver em tempo de distanciamento forçado.

Apesar disso, o trabalho dessas pessoas nunca foi tão importante. Imagina quão mais duro seriam esses tempos se a gente não pudesse contar com a arte. Seja ouvindo a nossa playlist favorita, vendo algum vídeo, filmes, series ou acompanhando uma live no Instagram. É, os artistas têm nos ajudado a enfrentar esse momento sem entrar em parafuso.

Nosso guia vem de um jeitinho bem old school. No momento em que boa parte dos contatos está entre telas, regressamos ao velho e bom espírito do jornalzinho. Afinal, está tudo tão distante e virtual que quem não tá sentindo falta do cheiro nem que seja do papel nos avisa, porque a gente tá.

Assim, as pizzas das CiAOs de Porto Alegre, Canoas, Santa Maria e São Paulo estão saindo das lojas com um alimento também para a alma. Pra dar início a divulgação da ação, contamos com o apoio de dois artistas visuais de Porto Alegre: Cauan Fervesani (@setimaideia) e Daniel Hogrofe (@danielhogrefe). Eles pintaram oito das nossas caixas de pizza, colocando verdadeiras obras de arte acompanhando as redondas.

Selecionamos alguns dos clientes que mais se comunicaram com a gente pelas redes sociais nesse momento de pandemia. Eles mereciam um mimo né?! Foram pessoas que nos aproximaram daquele contato com o cliente que a gente julga tão importante. É tão bom quando a gente percebe que apesar da distância as pessoas entendem que seguimos firmes e nos esforçando diariamente para reaprender a fazer nosso trabalho.

Foi uma forma da gente agradecer a conexão desses clientes, também tentar se aproximar mais de quem segue em casa e também ajudar a divulgar essa galera tão talentosa que tanto nos inspira e está salvando a pandemia. Medo de pensar o que seria da gente sem arte e sem pizza nesses dias difíceis, né?! 

A cada 15 dias, além de pizza, também sairá do forno da CiAO dicas quentinhas do que artistas independentes locais estão aprontando durante a pandemia. E vale ressaltar que nada disso seria possível sem a parceria da equipe da Revista Clandestina (@revistaclandestina) e do Circuito Orelhas (@circuitoorelhas), que nos ajudam recheando o Guia de Sobrevivência Cultural de referências imperdíveis.

CiAOBruna Radaellizine